terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Você já procurou saber sobre alguma informação pública?


É mesmo louvável, ainda que tardio, que estejamos finalmente vivendo essa tendência e começando, ainda que timidamente, a nos preocupar, alguns até a reivindicar, seus direitos quanto a ter informações públicas.

Mas certamente já nos deparamos com a seguinte questão: Eu tenho nas minhas mãos dados. O que faço com isso? Como entendê-los? Como usá-los?
O problema é que dados são, sem desmerecimento algum, só dados.
O que me falta mesmo é informação.
Parecem sinônimos, mas não são.

Dado representa um símbolo simples, atômico, não estruturado e sem relacionamento com outros símbolos, que estão ocorrendo (sendo manipulados), antes de serem organizados e arranjados de forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. Ou como diria Platão, são fatos em seu estado primário.
Um exemplo disso é o salario de um servidor público. Tão somente um dado.

Informação, por sua vez, representa símbolos processados, conceitualizados, categorizados e relacionados entre si. São dados apresentados em uma forma significativa e útil. Agregam valor além do fato em si.
Exemplo: Cargo do servidor que recebe o salario; formação; participação; identificação de gratificações. Todas esses dados relacionados entre si.

Indo mais além, a interiorização, entendimento e personificação caracterizam o que chamamos de conhecimento. De que serve saber somente o salário de um servidor público? É muito? É pouco? Condiz com seu cargo? Qual a relação entre o seu salário e o de seus colegas? O que significam gratificações, DASs, etc? Estão corretas para o cargo que ele exerce?






É preciso muito mais que o “dar acesso aos dados, é preciso dar a estes dados as formas de uso adequadas, a qualidade necessária, e as formas de entendimento que o cidadão necessita. E isso se faz gerando conhecimento.

É isso que eu quero.
Sonho grande.
Possível? Serão meus filhos ou somente meus netos que verão isso acontecer?

Vanessa Nunes
SE7Ti - Tecnologia e Inovação
www.se7ti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário