Os 4 R’s
Esta semana, caiu em minhas mãos um
livro chamado “A transparência é a alma do negócio” (http://www.rrpp.com.br/rrpp.php)
de Manoel Marcondes Neto, professor Adjunto da Faculdade de Administração e Finanças
da UERJ.
O livro apresenta 4 principais
conceitos (4 R’s),
que são na verdade 4 demandas para o ambiente de negócios atual: Reconhecimento,
Relacionamento, Relevância e Reputação.
Segundo o autor, reconhecimento é a
propriedade de uma organização ser identificada por seu público como única;
relacionamento é a base das relações entre uma organização e seu publico alvo;
reputação é algo muito critico para organizações que desejam se manter no
mercado, que se constrói ao longo da história da organização; e finalmente
relevância é o critério de busca por uma organização e que deve ser mantida
através de atitudes coerentes e constantes com valores expressos diante dos
fatos, exigindo esforços permanentes.
Mas por que estamos falando disso
aqui?
Porque todos estes 4 elementos estão
diretamente relacionados a transparência
organizacional. Uma organização certamente será mais reconhecida e única
quanto mais transparente for com seu público. Ser transparente é apresentar ao
cliente como as coisas são feitas na organização permitindo que este saiba do
que está participando quando decide se relacionar com esta organização. O
relacionamento, também pode ser extremamente facilitado quanto maior a
transparência da organização para com o seu cliente. Se o cliente entende bem o
que acontece na organização, certamente melhores acordos entre estes poderão
ser celebrados. No que tange a reputação, certamente quanto mais transparência
nas ações da organização melhor sera sua reputação com o publico consumidor de
seus serviços. Por fim a relevância, que pode ser usada pelo cliente para
dentificar a organização que ele deseja e que quanto mais informações tiver
sobre esta melhor para fazer sua escolha.
Claudia Cappelli
Professora Adjunta Departamento Informática - UNIRIO
Quando a Comunicação e a Informação se encontram (e as ditas "T.I.C.s" estão aí, mesmo), as possibilidades de apoio à gestão se multiplicam. E amplia-se a base de suporte à tomada de decisão.
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